quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

PALAVRÃO EM AULA DE PIANO???

Há muitos anos eu tive dois irmãos que vieram estudar piano comigo. Fiquei sabendo que eles já tinham sido expulsos de um colégio de 1º grau.
Nessa ocasião estava morando na rua Traipu e a casa era muito grande para um casal ,então eu dava aula em meu piano de cauda.Não me lembro os nomes deles,então sei que não serei processada por divulgar o que aconteceu.Conforme eu cheguei para começar a aula o primeiro deles ,escondendo se embaixo do piano me disse”venha me buscar”eu lhe respondi.”Não vou ,e sim olhar para o relógio ,quando acabar o tempo da sua aula você vai embora”.Ele imediatamente sentou-se no banquinho do piano e começamos a aula.Eu não bato e conto os tempos ,conforme fazem, as professoras de musica.Eu falo e bato palmas com o ritmo das figuras musicais,assim semínima que vale um tempo eu digo VOU .a MÍNIMA que vale dois tempos,bato duas palmas e digo;PA-RO e a colcheia,que vale meio tempo,bato duas palmas rápidas e digo CORR0.
Depois vou trocar as palavras por sílabas do Kodaly;TA- A, TA e titi.
Conforme fomos batendo ele sugeriu que trocássemos a palavra. VOU por CÚ. Eu aceitei. Adiante quando batemos com a palavra; CORRO, sugeriu outro palavrão. COCÕ e a palavra com dois tempo, novamente sugeriu MERDA. Eu aceitei a sugestão dele e batemos com os palavrões, depois com as minhas palavras e novamente com as sílabas do Kodaly (este nome é de um grande educador da Hungria que criou uma metodologia de musicalização).Em seguida peguei o lápis e escrevi as minhas palavras,as sílabas do Kodaly e perguntei a ele se queria que eu escrevesse os seus palavrões.Ele naturalmente ,fez a sua censura e pediu que eu não escrevesse e eu comentei.”Sua mãe não vai gostar!”.Todos na escola ,quando eu contei como tinha sido a nossa aula quiseram saber como ele faria na próxima aula mas ele não criou mais problemas..É muito importante aceitar os desafios que uma criança faça , de uma forma natural

Nenhum comentário: