sexta-feira, 19 de setembro de 2008

SINFONIA DOS BRINQUEDOS (2)

SINFONIA DOS BRINQUEDOS (2)


Tocamos essa peça com muitos maestros, alguns em começo de carreira outros já famosos.
Não sei bem a ordem, mas espero não me esquecer de ninguém.
Sob a direção de Alberto Jaffé,com as crianças que ele trabalhava no SESI..Ele nos deu algumas peças que já tocavam e eu escrevi a partitura para os instrumentos de percussão
Com a orquestra L”estro Harmônico sendo que um dos músicos era pai de um aluno nosso.
Sob a direção de Mônica Meira que agora é Mônica Giardini.Com ela acontecei uma coisa muito interessante.Quando ela pediu às crianças que em determinado trecho fossem atrasando, uma das crianças levantou-se e disse “Gente,ela quer que façamos um rallentando...” e que os músicos quando vêem as nossa crianças tocando pausinhos não conhecem o nosso trabalho que é ENSINAR MÚSICA.
Tocamos com Lola Benda da tradicional família de músicos que foram embora do Brasil depois de um assalto em sua casa.
Tocamos sob a direção de Júlio Medaglia ao ar livre, numa Olimpíada organizada pela HOECHST ,não me lembro onde foi.
Novamente sob a direção de Julio Medaglia num palco ao ar livre ,no Tatuapé.Esse Maestro que fez a gentileza de escrever umas palavras no meu CD,me convidou para ensaiar os meninos da Praça da Sé numa das casa abertas do governo Quércia.Vinha me buscar no seu carro e íamos para a Mooca.Eu levava um teclado emprestado de minha amiga Yara,uma grande pessoa,que conheci quando fiz Faculdade de Música e que trabalha hoje em minha escola de Música.Dezessete rapazes,o mais velho com 17 anos cantaram na Praça da Sé no dia de Natal, sensibilizando a multidão que foi escutar,inclusive minha filha Claudia,que mora em Brasília,e que chorou ao assisti-los.
Sob a direção de Diogo Pacheco no Pátio do Super Mercado Eldorado.Lembro de ver um cachorro pastor alemão que escutou e viu as crianças, ficando imóvel todo o tempo que durou o concerto.
Diogo Pacheco,que tinha um programa na TV,me convidou para ir com as crianças ao seu programa.Eu lhe disse que não seria possível porque elas iriam viajar com os pais,aproveitando os feriados da Semana da Criança.Mas ele não tomou conhecimento da minha negativa e quando fui cumprimentá-lo num concerto no Teatro Cultura Artística se pôs aos berros,chamando-me de irresponsável na frente do público que estava lá.
Noutra semana da criança, os músicos da nossa orquestra Municipal falaram a nosso respeito ao grande Maestro brasileiro Isaac Karabitchevski.Como fui convidada a preparar as crianças na ultima hora,marquei 4 ensaios numa semana;2 à noite e 2 a tarde.Como conheço as crianças pedi às mães que mandassem lanche para elas e como conheço as mães, comprei biscoitos e suco para dar-lhes
Mas caiu um toró em S.Paulo.Eu tive alunas que tiveram até que tomar banho em minha casa.Então o concerto foi suspenso.resolveram então tocar num outro dia .Mas minhas crianças iriam viajar com os pais.Eu tinha ensaiado 55 crianças e não concordei em levar somente algumas.No dia do concerto fui assistir,e falei ao maestro que 17 crianças estavam viajando e ele ,acho que não gostou da minha recusa e olhando pra mim disse para o público que como as crianças do Coral cantaram muito bem iriam também cantar no Natal e não convidou as minhas.
Mas acho que estes dois maestros não devem ter tido filhos porque senão teriam reconhecido que eu estava apenas RESPEITANDO o trabalho de todas que haviam ensaiado

Nenhum comentário: