quarta-feira, 17 de setembro de 2008

SINFONIA DOS BRINQUEDOS

SINFONIA DOS BRONQUEDOS

Há 39 anos,sim;trinta e nove anos, eu trabalhava com 1.000 crianças por semana dando aula de música para crianças de quatro colégios particulares
Caiu nas minhas mãos a Sinfonia dos Brinquedos ,a qual eu pensei que fosse de Haydn,depois fiquei sabendo que foi escrita por Leopold Mozart,pai do grande compositor.
Um dos colégios onde trabalhava ,o Colégio Jaraguá era da família Pacheco e Silva
uma das mais tradicionais famílias paulistanas..
As crianças eram todas de famílias tradicionais; havia uma neta do governador, crianças de famílias de grandes industriais e tinham fazendas e casas nas praias do Guarujá onde costumavam passar o fim de semana.
Como eu dava somente uma aula de uma hora por semana, resolvi dar outra aula nos sábados,onde não ganhava,era por minha conta.
Eu dava aula para dois quartos anos. Escolhi um deles para dar um jogral, por sinal muito bonito, e o outro para tocar a sinfonia. Pedi ao grande e saudoso Maestro Leon Kaniefski,que regesse a sua orquestra de Amadores para tocar essa sinfonia.
Como as crianças preferissem ensaiar em vez de irem viajar nos fins de semana, os pais procuraram o colégio para saber o que estava acontecendo, e então ficaram sabendo do nosso trabalho
Eu tinha um gravador enorme, pesado, onde gravei no meu piano essa peça e assim as crianças ensaiavam como se tocassem com a orquestra.
Preparamos para tocar na festa de formatura no final do ano. Quando fomos ensaiar com orquestra, na biblioteca municipal do bairro do Itaim, no final do ensaio o maestro chegou para mim e falou. ”Dona Walkyria,ensaiei os meus músicos,suas crianças tocaram perfeitamente bem.”Fizemos apenas um ensaio e na festa as mães das crianças da outra quarta série não gostaram do jogral.apesar de ser muito bonito e bem falado, era de fato muito menos vistoso do que a sinfonia.
Procurei então o Dr. Vicente Amato que era o diretor do Departamento de Cultura da Prefeitura para pedir que as crianças tocassem com a Orquestra Jovem e ele me disse que me daria quantos ingressos eu quisesse para levar minhas crianças ao Municipal; e eu lhe respondi. ”Dr. Vicente,quando meus filhos estão doentes eu lhes dou Melhoral
infantil e não Melhoral de adultos”
Ele me deu o MASP,a Orquestra Jovem regida por Samuel Kerr,apenas houve um senão;eu combinei com o Samuel que tocaria um movimento do Concerto Nº 2 de Beethoven e ele fez uma confusão e ensaiou com a orquestra outro concerto,assim eu queria que minhas crianças me vissem e ouvissem tocando com orquestra me viram como me viam em aula tocando solo
O segundo movimento é um minueto que tem um solo de metalofone e foi minha filha Patrícia que tocou.
Tivemos o auditório do MASP lotado de crianças do 2º grau com 4 anos de idade que foram preparadas por mim para assistirem esse concerto e as tias fizeram-nas assinarem seus nomes em duas folhas e uma ficou para mim e outra dei-a ao Samuel

Nenhum comentário: