segunda-feira, 10 de novembro de 2014

concerto


                                       CONCERTO DE TCHAIKOVSKI EM SI BEMOL

 

 

 

Meu               Professor tinha na sua casa um salão para audições que comportava 150 pessoas sentadas. Nesse salão tinha um órgão de tubos e dois pianos de cauda inteira, num tablado  de vinte centímetros de altura.

         De março a novembro ele organizava audições cujos programas seguiam certa ordem; a audição começava com uma peça tocada por ele no órgão em conjunto com uma aluna num dos pianos. Todos os meses havia uma solista que tocava algumas peças de vários compositores. Sempre havia um intervalo, porque a audição demorava certo tempo. E muitas peças a dois pianos e pra finalizar uma peça a 8 mãos com os alunos mais adiantados.

         Vocês se lembram que eu comecei uma serie de concertos para piano e orquestra?

´         Foi com o segundo concerto de Lizst.Como escrevi antes acompanhei muitos colegas e ele me chamava de “Minha Orquestra”.

          Numa ocasião um colega que foi um grande pianista, mas morreu prematuramente, ADOLFO TABACOW ia tocar o concerto de Tchaikovski acompanhado por outra colega  Clara Yagudim  no domingo seguinte.Mas ela teve um problema,acho que foi psicológico porque ficou cega,sem qualquer motivo.Meu professor ,na quarta feira ,me telefonou contando isto e se eu poderia acompanhar o Adolfo no domingo seguinte.Eu aceitei e durante os tres dias seguintes;quinta,sesta e sábado fui às 8 horas da manhã,estudava sozinha até as 10 horas ,aí o Adolfo vinha e tocávamos juntos até o almoço sendo que almoçávamos junto com a família.Depois do almoço eu estudava até as 4horas da tarde,aí o Adolfo vinha outra vez e tocávamos até a hora da janta e depois da janta estudávamos até as 10 horas da noite.Esta maratona foi durante os três dias.E assim finalmente tocamos no domingo.Quando a gente acompanha alguém tocando a parte da orquestra é necessário que a pessoa que toca a a parte da orquestra saiba bem a sua parte e conheça toda a parte do pianista para não atrapalhar a sua interpretação.Eu acho que nunca na minha vida cheguei a estudar tanto tempo.

         Uma curiosidade que quero que saibam. Aí em cima eu falei que havia um intervalo, não é? Pois sabe o que os colegas iam fazer nesse intervalo?Comer jabuticabas porque na casa dele havia uma jabuticabeira muito legal!!!

 

 

Nenhum comentário: