terça-feira, 12 de julho de 2016


                                                   MAGDA TAGLIAFERRO

                   Essa grande artista mudou a maneira de estudar piano em S.Paulo.E os professores de piano praticamente ficaram assustados pois parecia que ela roubaria os seus melhores alunos
                   Ela organizou cursos particulares e dava aulas em grupo para ensinar a sua técnica.
              Trabalhávamos todas as articulações dos braços até chegar aos dedos, e o som FORTE era conseguido pelo peso do braço, sem socar o piano.
                   Eu entrei numa das turmas  (,lembram-se que eu disse que era tímida? ) e desenvolvi muito o meu toque,porque soltei meus braços
                  Nessa ocasião estudei a Sonata Aurora de Beethoven. e toquei numa das audições do meu professor,Pois quarenta anos mais tarde,num intervalo de um concerto,numa roda de conversa,quando eu disse o meu nome para uma senhora que estava acompanhada da filha,(eu também estava com minha filha Priscila ) essa senhora falou pra todos “Vocês precisavam ter ouvido a Walkyria tocar a Aurora de Beethoven na casa do Professor Cantu
                   E tinha exercícios para qualquer dificuldade que aparecesse nas peças que tocávamos;passagem de polegar,posição das mãos,maneira de sentar com uma boa postura,distancia do banco em relação ao piano,usava  um banquinho para os pés para as crianças pequenas.
                   O primeiro curso que ela deu em publico foi esse patrocinado pelo jornal “ A Gazeta “.
                  Depois todos os anos ela dava o curso no Teatro Municipal Até hoje não sei dizer se esse curso era financiado pela Prefeitura ou Estado. Meu pai tinha o seu escritório de advogado na Praça Patriarca que era um pulo distante do teatro. Então ele sempre largava o escritório e ia me ouvir e ele conversava com os porteiros e veio me dizer que eles haviam dito à ele que quando eu tocava vinha mais gente ouvir as aulas.Eu não acreditava e achava que os porteiros estavam querendo ser gentis com o meu pai.Pois não é que há pouco tempo conheci uma senhora que ao saber o meu nome confirmou que ela e as amigas procuravam ir quando sabiam que eu tocaria,

                   Acho que vou ter que escrever alguns capítulos como fiz com a   Sinfonia dos Brinquedos porque foram muitos anos com ela.,

Nenhum comentário: