quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

IDEIAS IMPORTANTES PARA O ENSINO DE PIANO

IDÉIAS IMPORTANTES SOBRE ENSINAR A TOCAR PIANO

Com raras exceções, o ensinar a tocar piano não se atualizou. Gosto de comparar com a ALFABETIZAÇÃO
.Eu fui alfabetizada com; B+A==BA
B+E==BE etc. quer dizer com letras.
Meus filhos com; A PATA NADA; com silabas
Meus netos com frases;
Os livros de Teoria Musical ainda ensinam os nomes de todas as figuras e respectivos valores. Isto desde a que vale quatro tempos até aquela que vale um desesseisavos da semínima (a qual vale um tempo) isto quer dizer; uma velocidade espantosa Hora, se a pessoa principiante ainda não tem velocidade para ler e executar esse andamento, é inútil ensinar porque não vai ser entendido, será mera DECOREBA (acima falei pessoa porque o iniciante pode mesmo ser um adulto) Tenho uma aluna de 41 anos que está começando.
Seria o mesmo que dar raiz quadrada, por DECOREBA, no 1º ano.
Continua-se a dar a aula de Teoria, teoricamente e se solfeja uma musica que não é tocada e se toca uma música a que não foi batida nem cantada
Outra coisa; os professores de PIANO sempre pensam em tornar os seus alunos ARTISTAS do piano e eu penso que o ensino do piano é para desenvolver a inteligência ou mesmo por prazer.
Recebi um E-Mail dos Estados Unidos a respeito do ensino de tocar piano no Estado do Colorado (onde consegui o premio de melhor interpretação de Musica Barroca em 2004)me contando que mais de 30.000 crianças do primário vão ter aula de piano em grupo.
É lógico que os professores de lá não estarão pensando que vão ser 30.000 pianistas de concerto, mas devem saber como o aprendizado do piano cria e expande a inteligência.
E para os nossos artistas seria muito bom porque teríamos mais púbico para os nossos artistas que não precisariam de se estabelecer na Europa ou Estados Unidos porque aqui não há público interessado, porque gostar de musica erudita é uma questão de educação;
E eu não estou falando só sobre ensinar musica erudita, mas também tocar musica popular no piano Muitas vezes as crianças que tocam musicas populares estão tocando de ouvido porque o povo brasileiro é muito musical, mas aprender a LER MÚSICA é muito importante porque você poderá ler qualquer musica sem precisar eternamente de um professor que lhe ajude. Mas os professores precisam se atualizar e não ensinar como aprendi há 80 anos,sim digo OITENTA ANOS ATRAZ!!!

Um comentário:

...PAPAI DO CÉU JÁ SEI REZAR disse...

Sra Walkiria

Fiquei muito contente ao ler o seu "blog" pois quando eu estudei piano há alguns anos atrás, também tinha essa ideia, de que eu queria aprender por prazer e para saber e não para ser pianista. Eu sofri muito durante anos porque no conservatório onde estudei a Irmã responsável valorizava apenas quem se destacava. É claro que algumas crianças tinham mais facilidade, mas outras destacavam-se porque tinham o instrumento em casa e podiam treinar mais. Eu tinha de ficar na escola para poder treinar, e muitas vezes a irmã do conservatório deixava que eu estudasse apenas no horário do almoço e em seguida me dispensava para dar aula no piano que eu estava (quando havia outros que ela podia usar). Nas aulas de solfejo era usado um livro com música que nunca tínhamos tocado. Eu achava estranho que eu conseguia decorar as partituras que tocava em aula, e não conseguia fazer o solfejo daquele livro. Logo comecei a detestar as aulas de solfejo e as de teoria. Até que minha mãe foi até a Escola explicar para a Irmã, e minha professora passou a lecionar a teoria após as aulas. Assim aprendi a gostar das aulas de teoria e associá-la ao estudo do piano. Então fiquei sabendo de um laboratório de música da Universidade Federal aqui do meu Estado, e fui estudar com pessoas que tocavam vários instrumentos. A gente tinha tanta liberdade naquele lugar e nada era "errado". Fazíamos composições, duetos, quartetos era muito divertido. Eu não fiz carreira como musicista; até porque nunca tive esta intenção. Mas como fui feliz participando daquelas aulas. Obrigada pela senhora compreender isto, que por vezes as crianças não podem dizer pq os adultos não querem ouvir. AB com muito afeto. Lílian