segunda-feira, 26 de maio de 2008

MOVIMENTO

Eu não sabia a importância do movimento ao iniciar a dar aulas nos colégios, mas já fazia e ainda faço meus alunos de piano resolverem questões de ritmo batendo os pés e mãos pela sala. Porque afinal quando toco piano o que faço? Faço dois ritmos diferentes nas 2 mãos. Para isso preciso ter coordenação motora. Li em um livro que tratava de problemas nas crianças e que os problemas emocionais podem afetar a criança e o seu rendimento escolar. Hoje isso é muito conhecido. O professor de Música deve estar preparado para descobrir problemas. Eu tive uma aluna de 3 anos cujo avô era médico e uma tia professora que não sabiam que ela era surda. Como ela se comportava muito mal na minha aula, inclusive deixou o quadro negro de 2 metros cair no chão, o que pôs em risco a vida das outras crianças, pensei: se ela não gosta da aula é porque não escuta. Fiz uns testes inclusive com a presença da diretora da escola e verificamos que ela não escutava nem os pratos! Não tinha ritmo, porem com aparelhos nos dois ouvidos teve passou a ter ritmo ao bater os instrumentos, me chamou de tia (antes não falava) e me dava beijos no final das aulas como todas as crianças.

Nenhum comentário: