sábado, 17 de novembro de 2007

Comecei a estudar com cinco anos e tive sorte de ter um a professora muito boa. Quando estudei com a grande artista Yara Bernette, ela me contou que também na Europa os pais às veses procuram para ensinar seus filhos principiantes, professores que não cobrem caro e que seja num lugar perto e fácil de estacionar. Mas vamos do início. A família da minha mãe veio da Itália como imigrante, mas em vez de irem para as fazendas de café, ficaram em S.Paulo onde montaram uma fabriqueta de calçados e demais peças de couro. Vieram com dois filhos e tiveram mais nove aqui. Minha mãe estudou na famosa Escola Caetano de Campos e se formou professora e foi professora de João Caldeira Filho que se encantou com aquela família italiana onde quase todos tocavam e eram muito alegres e por causa disto estudou Música e se tornou no melhor crítico musical que já tivemos, trabalhando anos como crítico no fornal "O Estado de S.Paulo. Mais tarde eu fui estudar materias complementares com ele e soube desta estória contada por ele próprio. Como minha mãe não tivesse estudado piano antes de casar, meu pai comprou um piano e tratou uma professora para ela. Minhas irmãs era 4 e 3 anos mais velhas que eu e minha mãe começou a ensina-las, e não a mim porque me achou muito pequena.Mas eu e uma emgregada portuguesa que tínhamos enfernizamos tanto a vida dela que ela um dia me deu uma aula para ficar livre de nós duas. Qual a surpreza, no dia seguinte eu quiz uma nova aula e com o tempo como ela já tivesse me ensinado o que sabia teve que tratar a professora para mim.

Nenhum comentário: