sábado, 24 de novembro de 2007

Sèculo XX E XXI- NOVAS IDÉAS

Voces devem, estar pensando; "mas quando será que ela vai nos dizer que idade começar?" É que muitas coisas aconteceram para eu chegar a concluir.Minha irmã com 87 anos me procurou para estudar piano;ela sabia tocar mas não sabia harmonizar, isto é, por os acordes;e em menos de um mes ela aprendeu,coisa que muitas pessoas que tocam piano não sabem.E como ela está cega e não pode ler as notas,ela tira de ouvido as músicas que ouve na igreja e depois harmoniza em casa e tambem transpõe para outras tonalidades usando acordes de Tônica,Dominante com sétima e Subdominante.Sua filha que estudou comigo em menina se queixou que não aprendeu isto quando estudava comigo,há 40 anos;é que minha cabeça evoluiu.Tambem uso hoje o piano em grupo.A primeira notícia que se tem deste método vem da Inglaterra, one ha mais de 150 anos, em 1819 é usado por John Bernard Lodger.Mais tarde, em Boston, Giddings trabalha em grupo em 1919 e Clarence /hamilton em 1930.
Hoje além dos EUA já se faz piano em grupo na Noruega e Nova Zelândia e uma vez por ano um professor dos EUA vai a Israel.

Nenhum comentário: